Gerenciamento de projetos: Dicas para evitar trabalhar em versões desatualizadas de projetos

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Para evitar dificuldades como despesas, custos, atrasos e desgastes decorrentes do trabalho sobre versões desatualizadas de projetos, que foram tema do último artigo, existem mecanismos, procedimentos e ferramentas que, se não evitam completamente, pelo menos tendem a diminuir as possibilidades de erro.
O primeiro passo é a criação de um local convergente e centralizado para inputs, outputs e armazenamento de arquivos. Este será o ambiente sobre o qual o profissional responsável pelo gerenciamento de projetos deverá ter total domínio e responsabilidade, controlando todo o processo, fazendo com que todos os demais participantes (projetistas, investidores, clientes, fornecedores, etc) venham a convergir para efetuar todos os tipos de consultas sobre os projetos.
Esse ambiente de trabalho, virtual ou não, deverá ser protegido e resguardado de acessos indevidos. Concessões de acessos e permissões para sua utilização, seja para efetivo trabalho ou para uma simples busca ou consulta, deverão ser devidamente autorizados e passarão a ser monitorados pelo gerente de projetos ou pessoa responsável.
Também se fazem necessários uma série de cuidados técnicos para evitar a confusão com versões antigas e desatualizadas dos projetos. Essas medidas facilitarão o trabalho do gerenciamento de projetos, e são pré-requisitos para que todo o processo possa fluir sem maiores dificuldades.
A primeira atividade a ser exigida pelo responsável pelo gerenciamento de projetos aos demais projetistas é a padronização de selo ou legenda. Não se trata de imposição de layout, posição de logomarcas ou de informações. Será apenas a exigência mínima de que as informações básicas, como o nome do empreendimento, autor do projeto, data de início, numeração de prancha, numeração total e, evidentemente, a versão de revisão (o famoso e importantíssimo R00, R01, R02, …) acompanhada das modificações operadas, estejam presentes e visíveis no selo do arquivo, descritas de forma resumida.
O gerente de projetos por sua vez, deverá ficar atento a (re)nomeação dos arquivos. Este item, sem dúvida, é o mais importante para a obtenção do sucesso na utilização de arquivos em suas versões corretas. Os arquivos deverão ser nomeados de acordo com padrão escolhido pelo escritório de projetos ou construtora.
São de suma importância para a padronização da nomeação dos arquivos dos projetos, os seguintes itens, que poderão ser escritos em sua forma abreviada:
1. Nome da obra ou empreendimento;
2. Tipo de disciplina (projeto de arquitetura, projeto estrutural, etc.);
3. Etapa em curso (anteprojeto ou projeto executivo);
4. Número da prancha ou folhas em questão;
5. Conteúdo gráfico (planta baixa, vista, corte ou detalhe);
6. Indicação do local ao qual se refere (pavimento, área externa, cobertura, etc.);
7. Versão do projeto (R00, R04, R10, etc.), que deverá ficar localizada ao fim do nome do arquivo
O profissional pelo gerenciamento de projetos deverá, após a inclusão de cada arquivo, efetuar imediatamente a exclusão de versões anteriores. Para a efetivação desta etapa será imprescindível possuir organização e controle do processo, bem como a administração dos arquivos nas versões mais antigas, que serão chamadas de versões obsoletas.
Para o auxílio do gerenciamento de projetos nessa etapa, uma dica é utilizar uma lista mestra ou um documento contendo uma cronologia das fases, a fim de facilitar a movimentação dos eventos ocorridos com os projetos. Este artifício é de vital importância, pois facilita o controle no status de cada etapa dos projetos e de seus respectivos arquivos. é desejável que essa lista funcione com características protocolares, facilitando a rastreabilidade e a verificação sobre os arquivos, sejam eles aprovados ou não.
As aprovações de novas versões dos projetos devem obrigatoriamente ser acompanhadas por atas de reuniões ou documentos correlatos, cujo hábito de elaboração deverá ser incluído no dia a dia do gerenciamento de projetos.
As dicas acima devem fazer parte da rotina do gerente de projetos para um controle efetivo das versões. Vale lembrar que todo o processo de gerenciamento de projetos pode ser otimizado com o auxílio precioso de ferramentas, que contribuem com segurança, precisão, rapidez e assertividade às tarefas, minimizando problemas inerentes à função. E no próximo artigo, vou compartilhar a ferramenta que eu utilizo.

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Meu Primeiro Gerenciamento de Projetos no QiCloud

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•      Associação de um projeto do Eberick ao QiEditor
•      Criação de detalhamentos
•      Edição de detalhamentos
•      Exportação de arquivos
•      Principais dúvidas
•      Relato de quem já trabalha com QiEditor

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Aqui, você vai ver:

  • Como acessar sua licença e habilitá-la para usar o ambiente em nuvem
  • Alguns dos desafios da profissão gerente de projetos
  • Como apresentar e precificar seus primeiros trabalhos BIM
  • Quais cuidados você deve tomar antes de iniciar um gerenciamento
  • Introdução ao processo de trabalho
  • Como criar obras, definir grupos de colaboração
  • Parâmetros, configurações entre outras etapas de um gerenciamento de arquivos e pessoas no ambiente de nuvem 

Orçamento BIM: Quantitativo, EAP e personalização

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Nesta jornada você irá ver itens importantes de um orçamento e conhecer um pouco mais sobre como funcionam as personalizações no software BIM para orçamentação QiVisus. Nesta jornada você terá uma visão sobre a importância de insumos, composições, quantitativo, e terá muita mão na massa para aplicar na ferramenta de trabalho.
Aqui, você vai ver:

•      Extração de quantitativos a partir do modelo IFC
•      Quantificação de elementos não modelados
•      Inclusão de novos insumos no orçamento
•      Inclusão de novas composições no orçamento
•      Criação de fórmulas e regras para quantificação de elementos.

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Visão geral de BIM: Alinhamento, processo e trabalho colaborativo

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Nesta jornada, você terá uma visão geral sobre o BIM, seus usos e como a metodologia pode ser incorporada ao seu processo de trabalho. 

Aqui, você vai ver:

•     Introdução ao BIM
•     Introdução ao processo de trabalho em BIM
•     Trabalho colaborativo
•     Dicas de modelagem em ferramentas BIM para arquitetura
•     Criação de template em ferramenta BIM para projetos de instalações

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Visão Geral Sobre BIM

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  • BIM: por que e para quê?
  • Case de quem já implementou o BIM
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  • Diretrizes de modelagem
  • Compatibilização de projetos BIM
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  • BIM 5D – Introdução ao orçamento de projetos BIM
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Meu Primeiro Orçamento no QiVisus

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  • Alguns dos desafios da profissão orçamentista
  • Como se posicionar e ser encontrado no mercado
  • Quais cuidados antes de iniciar um orçamento
  • Como importar arquivos e integrar com a nuvem
  • Parâmetros, configurações entre outras etapas de um orçamento

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Meu Primeiro Projeto de Instalações Hidrossanitárias no QiBuilder

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