Como escolher um software para projetos de alvenaria estrutural

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O mercado de trabalho da construção civil é bastante disputado e exigente, com frequentes atualizações e criação de normativas e requisitos obrigatórios. Felizmente, há um simultâneo avanço tecnológico de ferramentas e recursos que dão suporte ao profissional dessa área.
Essa realidade torna cada vez mais necessário a utilização de alguma software para projetos de alvenaria estrutural, mas diante de uma infinidade de opções presentes no mercado, como escolher a que melhor se encaixa a sua necessidade? Para ajudar a responder esta pergunta, compartilho 3 considerações importantes na hora da compra de um software para projetos de alvenaria:

Seja sensato

Temos que ter em mente que não existirá um software para projetos de alvenaria estrutural “imbatível” no mercado, com recursos avançados e custo de investimento reduzido. A escolha da ferramenta adequada passa por uma análise detalhada se os recursos oferecidos agregam produtividade e otimização no projeto, se há aplicabilidade de ferramenta com o porte dos projetos que desenvolve e ainda se o valor de investimento empregado na aquisição da ferramenta possibilita algum serviço adicional ou ganho de atuação.
Portanto, assim como em uma solução estrutural, não há um software para projetos de alvenaria estrutural perfeito, há uma série de soluções possíveis, que necessitam de uma análise para definir qual possui o melhor desempenho com um valor de investimento condizente.

Perceba em qual etapa do projeto a ferramenta irá lhe ajudar

Como faço parte do desenvolvimento deste software para projetos de alvenaria estrutural, quero compartilhar com vocês os principais pontos em que a ferramenta gera uma otimização e ganho de produtividade no desenvolvimento de um projeto de alvenaria estrutural.
O primeiro ponto de ganho de performance é na parte de modulação, onde recursos como distribuição dos blocos nas fiadas incluindo o contrafiamento das paredes e o detalhamento automático das paredes em elevação geram um ganho fantástico de produtividade na vida do projetista de alvenaria estrutural.
Sem uma ferramenta adequada, a etapa de geração dos detalhamentos costuma ser a mais trabalhosa de todo o projeto, consumindo uma grande quantidade de tempo para geração das plantas de modulação que incluem os blocos da primeira e segunda fiada. Se houver a necessidade de ajustes, é inevitável reposicionar todos os blocos para minimizar as improvisações na execução, sendo portanto, necessário gerar todos os desenhos novamente.
Esse processo extremamente exaustivo agora pode ser realizado de forma automatizada no QiAlvenaria. Caso surjam modificações, o software reajusta o posicionamento dos blocos automaticamente, evitando retrabalho do projetista.
No detalhamento das paredes em elevação o processo era ainda mais trabalhoso, consumindo dias de trabalho de um projetista, em um processo bastante moroso e operacional. Agora, todo o detalhamento das paredes em elevação é feito de forma instantânea, gerado automaticamente a partir de regras pré-definidas.

Exemplo de paginação de paredes. Imagem retirada do QiAlvenaria

Em suma, há um formidável ganho de tempo em todo o processo de detalhamento de um projeto de alvenaria estrutural. O que anteriormente absorvia semanas de trabalho de um projetista agora pode ser realizado em dias. Isso permite ao calculista dedicar mais tempo na análise e melhoria do projeto ao invés de gastar tempo na geração de desenhos que, por vezes, podem ser automatizados.

CHECKLIST PARA PROJETOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD

Pense no uso da ferramenta em outras atuações

O dimensionamento da estrutura, etapa que demanda grande atenção do projetista, agora ganhou um forte aliado no trabalho de análise estrutural: o AltoQi Eberick. Essa ferramenta bastante conhecida e respeitada para análise estrutural em concreto armado e pré moldado agora também realiza – com a mesma eficácia – o dimensionamento de alvenaria estrutural, através de um módulo que pode ser adicionado ao software.
Além da análise e dimensionamento da alvenaria estrutural no Eberick, também é possível inserir novos pavimentos de concreto armado abaixo dos pavimentos de alvenaria estrutural, incluindo as fundações. Ao final, uma vez que os modelos estão integrados, pode-se exportar todos resultados para o QiAlvenaria, que atualiza o detalhamento das paredes com as novas informações de grautes, armaduras e resistências, conforme alterações realizadas durante o dimensionamento. Desta forma, obtém-se as pranchas com os detalhamentos finais e, completa-se o ciclo do projeto de alvenaria estrutural.
Todo o processo de dimensionamento – antes realizado em planilhas de cálculo manuais, quando o projetista possuía, após anos de vivência em projetos, segmentando os pavimentos e calculando todos os esforços de forma bastante operacional e morosa – agora pode ser feito em um sistema próprio para análise e cálculo estrutural.

Exemplo da estrutura em alvenaria estrutural com transição em concreto armado no Eberick

Se faz necessário reiterar que nenhuma ferramenta, por mais avançada que seja, substitui o projetista, mas certamente complementam e facilitam o trabalho. Na pluralidade de ofertas de ferramentas do mercado atual, entendo que uma forma de escolher um software para projetos de alvenaria estrutural adequado é comparando o valor de investimento com os serviços oferecidos, sem que fujam da sua necessidade.
O certo é que com a estudo adequado dos conceitos da alvenaria estrutural e uma ferramenta auxiliar, o profissional tem uma probabilidade maior de conceber um projeto com melhor desempenho e com o tempo otimizado. E como forma de colaborar para um processo mais claro e coeso, em nosso próximo post, disponibilizaremos um roteiro de projeto de alvenaria estrutural.

BAIXE GRATUITAMENTE O CHECKLIST PARA PROJETOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL

Assine nossa Newsletter

Receba os melhores conteúdos de engenharia em seu e-mail. Grátis.

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Envie para o WhatsApp
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Meu Primeiro Gerenciamento de Projetos no QiCloud

Finalização de pranchas do projeto estrutural no QiEditor

Nesta jornada, você irá continuar desenvolvendo seu conhecimento na área de estruturas utilizando uma ferramenta específica para edição das pranchas do projeto.
Aqui, você vai ver:  

•      Associação de um projeto do Eberick ao QiEditor
•      Criação de detalhamentos
•      Edição de detalhamentos
•      Exportação de arquivos
•      Principais dúvidas
•      Relato de quem já trabalha com QiEditor

Nesta jornada você irá dar seus primeiros passos do gerenciamento de projetos utilizando uma ferramenta BIM especializada na sua área de atuação.

Aqui, você vai ver:

  • Como acessar sua licença e habilitá-la para usar o ambiente em nuvem
  • Alguns dos desafios da profissão gerente de projetos
  • Como apresentar e precificar seus primeiros trabalhos BIM
  • Quais cuidados você deve tomar antes de iniciar um gerenciamento
  • Introdução ao processo de trabalho
  • Como criar obras, definir grupos de colaboração
  • Parâmetros, configurações entre outras etapas de um gerenciamento de arquivos e pessoas no ambiente de nuvem 

Orçamento BIM: Quantitativo, EAP e personalização

Orçamento BIM: Quantitativo, EAP e personalização

Orçamento BIM: Quantitativo, EAP e personalização
Nesta jornada você irá ver itens importantes de um orçamento e conhecer um pouco mais sobre como funcionam as personalizações no software BIM para orçamentação QiVisus. Nesta jornada você terá uma visão sobre a importância de insumos, composições, quantitativo, e terá muita mão na massa para aplicar na ferramenta de trabalho.
Aqui, você vai ver:

•      Extração de quantitativos a partir do modelo IFC
•      Quantificação de elementos não modelados
•      Inclusão de novos insumos no orçamento
•      Inclusão de novas composições no orçamento
•      Criação de fórmulas e regras para quantificação de elementos.

Orçamento BIM: Quantitativo, EAP e personalização Nesta jornada você irá ver itens importantes de um orçamento e conhecer um pouco mais sobre como funcionam as personalizações no software BIM para orçamentação QiVisus. Nesta jornada você terá uma visão sobre a importância de insumos, composições, quantitativo, e terá muita mão na massa para aplicar na ferramenta de trabalho. Aqui, você vai ver:

•      Extração de quantitativos a partir do modelo IFC
•      Quantificação de elementos não modelados
•      Inclusão de novos insumos no orçamento
•      Inclusão de novas composições no orçamento
•      Criação de fórmulas e regras para quantificação de elementos.

Visão geral de BIM: Alinhamento, processo e trabalho colaborativo

Visão geral de BIM: Alinhamento, processo e trabalho colaborativo

Nesta jornada, você terá uma visão geral sobre o BIM, seus usos e como a metodologia pode ser incorporada ao seu processo de trabalho. 

Aqui, você vai ver:

•     Introdução ao BIM
•     Introdução ao processo de trabalho em BIM
•     Trabalho colaborativo
•     Dicas de modelagem em ferramentas BIM para arquitetura
•     Criação de template em ferramenta BIM para projetos de instalações

Nesta jornada, você terá uma visão geral sobre o BIM, seus usos e como a metodologia pode ser incorporada ao seu processo de trabalho. 

•     Introdução ao BIM
•     Introdução ao processo de trabalho em BIM
•     Trabalho colaborativo
•     Dicas de modelagem em ferramentas BIM para arquitetura
•     Criação de template em ferramenta BIM para projetos de instalações

Visão Geral Sobre BIM

Nesta jornada, você terá uma visão geral sobre o BIM, seus usos e como a metodologia pode ser incorporada ao seu processo de trabalho. 

Aqui, você vai ver:

  • BIM: por que e para quê?
  • Case de quem já implementou o BIM
  • Processo de trabalho em BIM
  • Trabalho colaborativo
  • Diretrizes de modelagem
  • Compatibilização de projetos BIM
  • BIM 4D – Introdução ao planejamento de projetos em BIM
  • BIM 5D – Introdução ao orçamento de projetos BIM
  • Introdução à manutenção programada
  • Introdução à sustentabilidade nos projetos

Meu Primeiro Orçamento no QiVisus

Meu Primeiro Orçamento no QiVisus

Nesta jornada você irá dar seus primeiros passos em orçamentação de projetos utilizando uma ferramenta BIM especializada na sua área de atuação.

Aqui, você vai ver:

  • Como acessar sua licença e habilitá-la no software
  • Alguns dos desafios da profissão orçamentista
  • Como se posicionar e ser encontrado no mercado
  • Quais cuidados antes de iniciar um orçamento
  • Como importar arquivos e integrar com a nuvem
  • Parâmetros, configurações entre outras etapas de um orçamento

Nesta jornada você irá dar seus primeiros passos em orçamentação de projetos utilizando uma ferramenta BIM especializada na sua área de atuação.
Aqui, você vai ver:  

•      Como acessar sua licença e habilitá-la no software
•      Alguns dos desafios da profissão orçamentista
•      Como se posicionar e ser encontrado no mercado
•      Quais cuidados antes de iniciar um orçamento
•      Como importar arquivos e integrar com a nuvem
•      Parâmetros, configurações entre outras etapas de um orçamento

Meu Primeiro Projeto de Instalações Hidrossanitárias no QiBuilder

Meu Primeiro Projeto de Instalações Hidrossanitárias no QiBuilder

Nesta jornada, você irá dar seus primeiros passos na elaboração de projetos utilizando uma ferramenta BIM especializada na sua área de atuação.

Aqui, você vai ver:

  • Como acessar sua licença e habilitá-la para utilizar o software
  • Alguns dos desafios da profissão de um projetista de instalações
  • Como apresentar e precificar seus primeiros trabalhos BIM
  • Quais cuidados você deve tomar antes de iniciar um projeto
  • Introdução ao processo de trabalho
  • Como elaborar, preparar e importar os arquivos de apoio para iniciar um projeto
  • Parâmetros, configurações e todas as etapas de um projeto até a entrega ao cliente

Meu Primeiro Projeto de Instalações Hidrossanitárias no QiBuilder Nesta jornada, você irá dar seus primeiros passos na elaboração de projetos utilizando uma ferramenta BIM especializada na sua área de atuação.
Aqui, você vai ver:  

•      Como acessar sua licença e habilitá-la para utilizar o software
•      Alguns dos desafios da profissão de um projetista de instalações
•      Como apresentar e precificar seus primeiros trabalhos BIM
•      Quais cuidados você deve tomar antes de iniciar um projeto
•      Introdução ao processo de trabalho
•      Como elaborar, preparar e importar os arquivos de apoio para iniciar um projeto
•      Parâmetros, configurações e todas as etapas de um projeto até a entrega ao cliente

Meu Primeiro Projeto Estrutural no Eberick

Meu Primeiro Projeto Estrutural no Eberick

Nesta jornada, você irá dar seus primeiros passos na elaboração de projetos utilizando uma ferramenta BIM especializada na sua área de atuação.
Aqui, você vai ver:  

•      Como acessar sua licença e habilitá-la para utilizar o software
•      Alguns dos desafios da profissão de um projetista de instalações
•      Como apresentar e precificar seus primeiros trabalhos BIM
•      Quais cuidados você deve tomar antes de iniciar um projeto
•      Introdução ao processo de trabalho
•      Como elaborar, preparar e importar os arquivos de apoio para iniciar um projeto
•      Parâmetros, configurações e todas as etapas de um projeto até a entrega ao cliente

Nesta jornada, você irá dar seus primeiros passos na elaboração de projetos utilizando uma ferramenta BIM especializada na sua área de atuação.

Aqui, você vai ver:

  • Como acessar sua licença e habilitá-la para usar o software
  • Alguns dos desafios da profissão de um projetista de estruturas
  • Como apresentar e precificar seus primeiros trabalhos BIM
  • Quais cuidados antes de iniciar um projeto
  • Introdução ao processo de trabalho
  • Como elaborar, preparar e importar os arquivos de apoio para iniciar um projeto
  • Parâmetros, configurações e todas as etapas de um projeto até a entrega ao cliente

Meu Primeiro Gerenciamento de Projetos no QiCloud

Meu Primeiro Gerenciamento de Projetos no QiCloud

Nesta jornada você irá dar seus primeiros passos do gerenciamento de projetos utilizando uma ferramenta BIM especializada na sua área de atuação.
Aqui, você vai ver:  

•      Como acessar sua licença e habilitá-la para usar o ambiente em nuvem
•      Alguns dos desafios da profissão gerente de projetos
•      Como apresentar e precificar seus primeiros trabalhos BIM
•      Quais cuidados você deve tomar antes de iniciar um gerenciamento
•      Introdução ao processo de trabalho
•      Como criar obras, definir grupos de colaboração
•      Parâmetros, configurações entre outras etapas de um gerenciamento de arquivos e pessoas no ambiente de nuvem

Nesta jornada você irá dar seus primeiros passos do gerenciamento de projetos utilizando uma ferramenta BIM especializada na sua área de atuação.

Aqui, você vai ver:

  • Como acessar sua licença e habilitá-la para usar o ambiente em nuvem
  • Alguns dos desafios da profissão gerente de projetos
  • Como apresentar e precificar seus primeiros trabalhos BIM
  • Quais cuidados você deve tomar antes de iniciar um gerenciamento
  • Introdução ao processo de trabalho
  • Como criar obras, definir grupos de colaboração
  • Parâmetros, configurações entre outras etapas de um gerenciamento de arquivos e pessoas no ambiente de nuvem 

Meu Primeiro Projeto de Instalações Elétricas no QiBuilder

Meu Primeiro Projeto de Instalações Elétricas no QiBuilder

Nesta jornada, você irá dar seus primeiros passos na elaboração de projetos utilizando uma ferramenta BIM especializada na sua área de atuação.
Aqui, você vai ver:  

•      Como acessar sua licença e habilitá-la para utilizar o software
•      Alguns dos desafios da profissão de um projetista de instalações
•      Como apresentar e precificar seus primeiros trabalhos BIM
•      Quais cuidados você deve tomar antes de iniciar um projeto
•      Introdução ao processo de trabalho
•      Como elaborar, preparar e importar os arquivos de apoio para iniciar um projeto
•      Parâmetros, configurações e todas as etapas de um projeto até a entrega ao cliente

Nesta jornada, você irá dar seus primeiros passos na elaboração de projetos utilizando uma ferramenta BIM especializada na sua área de atuação.

Aqui, você vai ver:

  • Como acessar sua licença e habilitá-la para utilizar o software
  • Alguns dos desafios da profissão de um projetista de instalações
  • Como apresentar e precificar seus primeiros trabalhos BIM
  • Quais cuidados você deve tomar antes de iniciar um projeto
  • Introdução ao processo de trabalho
  • Como elaborar, preparar e importar os arquivos de apoio para iniciar um projeto
  • Parâmetros, configurações e todas as etapas de um projeto até a entrega ao cliente